O Que Comer Depois de Malhar? Veja Aqui e Entenda:

o que comer depois da academiaA alimentação tem papel fundamental para a conquista do corpo ideal e acertar no cardápio para depois da malhação é essencial para ter os melhores resultados. A manutenção dos resultados obtidos após a malhação é feita através da alimentação correta para potencializar o visual. Os bons resultados da malhação somente serão obtidos através de uma rotina saudável que inclui uma alimentação equilibrada e nada de exageros para os exercícios.

A principal dica que os nutricionistas dão é que aconteça uma divisão da alimentação em 6 refeições por dia. Alimentar-se de 3 em 3 horas é uma maneira de manter o seu corpo bem alimentado e preparado para todas as atividades do dia a dia. Todas as refeições são importantes e você não deve pular nenhuma. Contudo, é importante dar atenção especial para o que comer depois de malhar.

Entendendo como seu corpo age durante a malhação 

Quando alguém está se exercitando tem seu gasto energético mais rápido de maneira que o corpo precisa consumir uma fonte de energia rápida, nesse caso os açúcares. Os estoques de glicogênio dos músculos e do fígado passam por quebra formando assim a glicose que passam por diferentes tipos de reações químicas para que então produzam ATP. O organismo usa ATP como uma forma de energia para as fibras musculares então se contraiam.

Quando o organismo não tem mais glicose precisa encontrar outra fonte de energia e então mira seu foco em fontes como proteínas e gorduras. Os ácidos graxos são uma das fontes de energia para a produção de ATP substituindo então a glicose. Também é possível que seja realizado um processe de síntese de glicose chamado gliconeogênese que consiste em fabricar glicose a partir de substâncias que não são glicose como os aminoácidos, por exemplo. Os aminoácidos são compostos das proteínas.

Fique atento 

o que comer depois do treino

Se por um lado esse processo é positivo para a queima de gorduras do corpo por outro pode ser negativo se acarretar na eliminação de massa magra. Os aminoácidos são fundamentais para a formação de novos músculos após a malhação de maneira que eliminá-los como fonte de energia é um desperdício que faz você perder o que foi conquistado com o esforço físico.

Sendo assim concluímos que o estado de alguém que praticou atividade física de moderada e intensa é de estar com estoques de carboidratos muito baixos o que gera um processo catabólico que pode trazer dificuldades de armazenar os resultados obtidos através dos exercícios físicos. A alimentação depois do treino é uma parte fundamental para conquistar bons resultados.

Mas, afinal o que comer depois de malhar? 

O que comer depois de malhar

Agora que você entendeu o que acontece com o seu corpo depois do treino vai compreender que o seu corpo necessita de carboidratos e proteínas depois desse esforço para que possa se recuperar e potencializar os resultados. Os músculos são construídos durante o período pós-treino e não durante a atividade física em si.

Ao contrário do que muitos podem imaginar na verdade não é recomendada uma refeição pós-treino e sim duas refeições. Para que seja mais simples de você levar esse conceito para a sua vida vamos descrever as duas refeições pós-treino de maneira a ficar fácil compreender.

Como deve ser a primeira refeição pós-treino 

Nesse momento a demanda de energia está bem elevada, pois o tecido muscular se encontra bastante danificado devido a atividade física intensa. Dessa forma pode ser muito fácil perder massa magra nesse momento. Essa é a fase em que se mostra necessário consumir grande quantidade de carboidratos e proteínas. O mais indicado é que esses nutrientes sejam consumidos numa forma que sejam rapidamente absorvidos pelo corpo.

Uma dica que é bastante eficiente é o consumo de shake pós-treino, feitos a partir de compostos como Whey Protein que tem elevado índice de nutrientes. Por ser uma bebida passa com mais facilidade pelo trato gastrointestinal. Para evitar a perda de massa magra a dica é tomar o seu shake em pelo menos 15 minutos depois de ter malhado.

Chegamos então a segunda refeição depois do treino 

Passado um tempo de 1h a 1h30 depois de ter tomado o seu shake vem a necessidade de se alimentar com comida de verdade. Isso significa uma refeição com alimentos sólidos que precisarão ser mastigados e que serão absorvidos pelo corpo em mais tempo. A recuperação dos seus músculos acontecerá com mais facilidade através do consumo de proteína e um carboidrato de baixo índice glicêmico.

Dentre as melhores opções de proteínas estão grelhados como frango e peixes assim como ovos. Já os carboidratos mais indicamos para esse momento pós treino são batata doce, brócolis, arroz integral entre outros. Entender que seu corpo necessita desses nutrientes para a construção de músculos faz toda a diferença.

Carboidrato é energia 

A fonte principal de energia para o organismo são os carboidratos, pois são eles os primeiros a serem absorvidos e levados para a corrente sanguínea. As melhores opções são os chamados carboidratos complexos que são alimentos como batata doce e versões integrais. Carboidratos simples não são benéficos para o corpo.

Proteínas dão origem a massa magra 

As proteínas são essenciais para quem está praticando musculação devido a sua relevância na produção de massa magra no corpo. A grande dica em relação a proteínas é dar preferência para uma que tenha grande valor biológico na primeira refeição pós treino porque assim será mais facilmente absorvida pelo corpo.

Quantidade é importante 

Encontrar as medidas certas para a ingestão dos nutrientes é essencial para que os resultados sejam positivos. No caso da primeira refeição pós treino que consiste no shake a dica é consumir mais ou menos 0,4 gramas de proteínas e 0,8 gramas de carboidratos por quilo que a pessoa tem. Lembrando que essas medidas são apenas relativas e podem variar de pessoa para pessoa. As quantidades da segunda refeição pós treino também variam bastante devido a questões particulares de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *